Educação para o trânsito
Educação para o trânsito
Publicado em 21/05/2017 19:50 - Atualizado em 04/04/2024 10:02
A Diretoria de Educação e Controle de Trânsito – DEDUC, tem como atribuições: a elaboração de projetos e programas de educação e segurança para o trânsito, elaboração de campanhas educativas, assim como elaboração de estudos sobre sinistros de trânsito e suas causas.
Palestras
Os servidores da Diretoria de Educação e Controle de Trânsito em parceira com Agentes de Trânsito realizam palestras com temas voltados à educação e segurança no trânsito. Sendo assim, várias escolas e empresas podem solicitar nossos serviços.
As instituições interessadas em realizar palestras devem encaminhar Requerimento para a TRANSITA solicitando a realização de palestras, no seguinte e-mail: deduc.smott@itabira.mg.gov.br.
Formulário para solicitação de palestras Clique Aqui
Campanhas
A Diretoria de Educação e Controle de Trânsito é responsável pela realização de campanhas educativas de trânsito. Na escolha pelos temas, procura-se analisar junto à Diretoria de Engenharia, quais os assuntos que mais estão afetando o nosso trânsito ou necessitando de um olhar mais atento.
Estatísticas
A Diretoria de Educação e Controle de Trânsito da TRANSITA, em parceria com o 26º Batalhão de Polícia Militar de Itabira, realiza o trabalho de levantamento, análise dos sinistros de trânsito.
Os dados são processados e servem como subsídios para melhorar as condições de segurança através da aplicação de medidas de engenharia, fiscalização e campanhas de educação para o trânsito.
DEFINIÇÕES
-
Trânsito: Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
-
Acidente de Trânsito: Evento ocorrido na via pública, inclusive calçadas, decorrente do trânsito de veículos e pessoas, que resulta em danos humanos ou materiais. Compreende colisões entre veículos, choques com objetos fixos, capotamentos, tombamentos, atropelamentos e queda de pedestres e ciclistas.
-
Acidente de Trânsito sem Vítima (s) Ferida (s): Quando nenhuma das pessoas envolvidas sofreu ferimentos.
-
Acidente de Trânsito com Vítima (s) Ferida (s): Quando resulta em ferimento, de pelo menos, uma das pessoas envolvidas; não causando morte a nenhuma delas.
-
Acidente de Trânsito com Vítima (s) Fatal (is): Quando resulta em morte, de pelo menos, uma vítima, no local do acidente ou, posteriormente, em sua consequência.
-
Colisão frontal: É o impacto entre dois veículos que trafegam em sentidos opostos.
-
Colisão traseira: É o impacto entre dois veículos que trafegam no mesmo sentido (ou excepcionalmente em sentidos contrários, mas em marcha ré).
-
Colisão lateral: Quando dois veículos transitam na mesma direção ou em sentido contrário e se tocam lateralmente.
-
Colisão transversal: Quando há impacto entre dois veículos que se cruzam ortogonal ou obliquamente (frente de um e lateral do outro).
-
Choque: Quando há impacto de um veículo contra quaisquer obstáculos fixos (postes, árvores, muros ou em outros veículos estacionados ou parados).
-
Tombamento: Acidente em que o veículo tomba sobre uma de suas laterais, imobilizando-se.
-
Capotamento: Acidente em que o veículo gira em torno de si mesmo em qualquer sentido, chegando a tocar o teto no solo, imobilizando-se em qualquer posição.
-
Atropelamento: Acidente em que um veículo em movimento causa lesões em pessoas ou animais.
Fonte: Transita
por Transita